Aschendale, o último fórum amigo!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aschendale, o último fórum amigo!

Bem-vindo à Aschendale, um refúgio para os andarilhos e curiosos.
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Constituição

Ir para baixo 
AutorMensagem
Arkrotep
Profeta
Profeta
Arkrotep


Mensagens : 365
Data de inscrição : 17/07/2014
Idade : 27

Constituição Empty
MensagemAssunto: Constituição   Constituição Icon_minitimeSáb Fev 21, 2015 4:21 pm

Regras Imutáveis

101. Todos os jogadores devem sempre obedecer às regras que estiverem em vigor, na forma em que elas se apresentarem quando estiverem em vigor. As regras do Conjunto Inicial entram em vigor assim que o jogo começa. O Conjunto Inicial é composto pelas regras 101-116 (imutáveis) e 201-213 (mutáveis).

102. Inicialmente as regras na faixa 100-199 são imutáveis e as regras na faixa 200-299 são mutáveis. Regras posteriormente promulgadas ou transmutadas (ou seja, que mudam de imutáveis para mutáveis ou vice-versa) podem ser imutáveis ou mutáveis independente de seus números, e regras do Conjunto Inicial podem ser trasnmutadas apesar de seus números.

103. Uma Proposta pode ser o seguinte:
(1) Decretada, Rejeitada ou Amendada a uma regra Mutável;
(2) Decretada, Rejeitada ou Amendada a uma Emenda de uma regra Mutável;
(3) Uma Transmutação e uma regra Imutável em uma regra Mutável, ou vice-versa.

Nota:
Essa definição implica que, ao menos inicialmente, todas as novas regras sejam Mutáveis.
Regras Imutáveis, enquanto imutáveis, não poderão ser Emendadas ou Rejeitadas.
Regras Mutáveis, enquanto mutáveis, poderão se Emendadas ou Rejeitadas.
Qualquer regra de qualquer tipo pode ser Transmutada.
Nenhuma regra é absolutamente imune a mudanças.

104. Todas as mudanças de regras propostas da maneira correta deverão passar por votação. Elas serão adotadas se e somente se elas receberem o número necessário de votos.

105. Todos os jogadores são eleitores. Todos os eleitores devem participar de cada votação nas mudanças de regras.

106. Todas as propostas de mudanças de regras devem ser escritas antes de serem votadas. Se elas forem adotadas, elas entram em vigor na forma na qual foram votadas.

107. Nenhuma mudança de regra pode entrar em vigor antes que a votação que a adotou tenha sido completada, mesmo que seu texto declare explicitamente o contrário. Nenhuma mudança de regra pode ter aplicação retroativa.

108. Cada proposta de mudança de regra deve receber um número de referência. Os números deverão começar em 301, e cada nova proposta de regra da maneira correta deverão receber o próximo número inteiro, quer ela seja adotada ou não.

Se uma regra for revogada e depois promulgada novamente, ela recebe o número da proposta que na qual foi novamente promulgada. Se uma regra for alterada ou transmutada, ela recebe o número da proposta que a alterou ou transmutou. Se uma alteração é alterada ou revogada, toda a regra da qual ela é parte recebe o número da proposta que alterou ou revogou a alteração.

109. Mudanças de regra que transmutam regras imutáveis em mutáveis podem ser adotadas se e somente se a votação for unânime entre os eleitores. Transmutações não deverão ser implícitas, mas sim mencionadas explicitamente em uma proposta para ter efeito.

110. Caso ocorra um conflito entre uma regra mutável e uma imutável, a regra imutável tem precedência e a mutável não deverá ter efeito algum. Para os propósitos dessa regra, uma proposta de transmutação de uma regra imutável não entra em conflito com uma regra imutável.

111. Se uma proposta de mudança de regra, como foi enunciada, não é clara, é ambígua, paradoxal, prejudica o jogo como um todo, ou se ela discutivelmente consiste em duas ou mais mudanças de regras compostas ou se é uma alteração que não faz diferença alguma, ou se ela é de alguma outra forma de valor questionável, então os outros jgoadores poderão sugerir alteração ou discutir contra a proposta antes da votação. Deve ser permitido um tempo razoável para esse debate. O jogador que fez a proposta decide a forma final na qual a proposta será votada e, a menos que seja requisitado que o Juiz faça isso, também decide quando termina o debate e começa a votação.

112. O conjunto de requisitos que constitui uma condição de vitória não podem ser alterados de alcançar N pontos para nenhum outro conjunto de requisitos. O valor de N e as maneiras de conseguir pontos podem ser alteradas, e regras que estabeleçam um vencedor quando o jogo não pode continuar podem ser promulgadas e (enquanto forem mutáveis) alteradas ou revogadas.

113. Um jogador sempre tem a opção de desistir do jogo ao invés de continuar a jogar ou sofrer uma penalidade. Nenhuma penalidade pior que perder, no julgamento do jogador que a estiver sofrendo, pode ser imposta.

114. Sempre deve haver pelo menos uma regra imutável. A adoção de mudanças de regras nunca deve se tornar completamente impermissível.

115. Mudanças de regra que afetam regras necessárias para permitir ou aplicar mudanças de regra são tão permissíveis quanto outras mudanças de regras. Mesmo mudanças de regras que alterem ou revoguem a sua própria autoridade são permissíveis. Nenhuma mudança de regra ou tipo de movimento é impermissível somente baseado em auto-referência ou auto-aplicação de uma regra.

116. Tudo que não for permitido ou regulado por uma regra é permitido e não regulado, com a única exceção da mudança de regras, que é permitida somente quando uma regra ou um conjunto de regras explicitamente ou implicitamente o permite.

212. Se um jogador discordar sobre a legalidade de uma jogada, ou a interpretação ou aplicação de uma regra, então o jogador predecessor ao jogador que está no turno assume o papel de Juiz e decide a questão. Desacordo para os propósitos desta regra podem ser criados pela insistência de qualquer jogador. Esse processo é denominado invocar Julgamento.

Quando o Julgamento é invocado, o próximo jogador não pode começar seu turno sem o consentimento da maioria dos jogadores.

O Juiz pode ser deposto, e o seu Julgamento cancelado, apenas por uma votação unânime dos outros jogadores antes do próximo turno começar. Se isso acontecer, o jogador predecessor ao Juiz atual se torna o novo Juiz para essa questão e assim por diante, mas nenhum jogador pode ser Juiz durante seu próprio turno, ou durante o turno de um aliado.

A não ser que um juiz seja deposto, ele resolverá todas as questões que surgirem no jogo até o começo do próximo turno, incluindo questões sobre sua própria legitimidade e jurisdição.

Novos Juízes não são limitados pelas decisões tomadas pelos Juízes passados. Eles podem, entretanto, resolver apenas as questões nas quais os jogadores discordam atualmente, e que afetam a finalização do turno no qual o julgamento foi invocado. Todas as decisões feitas por Juízes devem estar em acordo com as regras em efeito no momento; mas quando as regras forem silenciosas, inconsistentes ou obscuras sobre a questão abordada, então o Juiz deve considerar os costumes e o espírito do jogo antes de aplicar outros parâmetros.


Regras Mutáveis  

201. Os jogadores se revezam em ordem alfabética, pelo sobrenome, tendo um turno inteiro cada um. Turnos não podem ser pulados/passados e partes de um turno não podem ser omitidas. Todos os jogadores começam com zero pontos.

Citação :
304.
Turnos podem ser pulados/passados caso o jogador responsável não se manifeste após 24h desde o turno anterior ou declare publicamente que deseja passar o turno (podendo fazer isto apenas uma vez por dia)

202. Cada turno consiste de duas partes na seguinte ordem: (1) propor uma mudança de regra e realizar a votação dela, e (2) jogar um dado e adicionar o número de pontos da face superior na própria pontuação.

203. Uma proposta de mudança de regra é adotada se e somente se a votação for unânime entre os eleitores. Se esta regra não for alterada até o final da segunda rodada completa de turnos, ela automaticamente muda para exigir apenas uma maioria simples.

204. Se e quando regras podem ser adotadas sem unanimidade, os jogadores que foram contra propostas vencedoras ganham 10 pontos cada.

205. Uma proposta de mudança de regra adotada entra em efeito total no momento em que a votação desta termina.

206. Quando uma proposta de mudança é derrotada, o jogador que a propôs perde 10 pontos.

207. Cada jogador tem exatamente um voto.

208. O vencedor é o primeiro jogador a alcançar 200 pontos (positivos).

209. Não devem existir mais de 25 regras mutáveis

210. Jogadores são livres para conspirarem e consultarem uns com os outros sobre a criação de futuras propostas de mudanças.

211. Se duas ou mais regras mutáveis conflitarem uma com a outra, ou se duas ou mais regras imutáveis conflitarem uma com a outra, então a regra com o número mais baixo tem precedência.

Se pelo menos uma das regras em conflito dizer explicitamente sobre ela mesma que remete a outra regra (ou o tipo de regra) ou tem precedência sobre outra regra (ou tipo de regra), então tais disposições deverão substituir a ordem numérica para determinar a precedência.

Se duas ou mais regras dizem prevalecer uma sobre a outra, usa-se novamente a ordem numérica para determinar a precedência.

213. Se as regras forem alteradas de tal maneira que continuar o jogo se torna impossível, ou se a legalidade de uma jogada não puder ser determinada com finalidade, ou se pelo julgamento de um Juiz, não cancelado, uma jogada parecer tanto legal como ilegal, então o primeiro jogador incapaz de completar seu turno é o vencedor.

Esta regra tem precedência sobre qualquer outra regra que determina o vencedor.

--

301. Se esta proposta for aprovada, a regra 212 será promovida a regra imutável.

303. Se esta proposta for aprovada, a regra 206 é negada.

304. Se esta proposta for aprovada, a regra 201 é alterada.

308. Se esta proposta for aprovada, a regra 204 é negada.

309. Qualquer jogador tem a liberdade de, em qualquer momento, doar pontos à outro jogador, caso ambos estejam de acordo. Os pontos doados serão acrescentados ao jogador alvo e retirados do jogador doador. Uma doação, precisa ser feita publicamente, em uma carta aberta. A doação não pode fazer com que o doador fique com pontos negativos.

310. Propostas aceitas que doravante serão tomadas como lei gratificam o senador que as elaborou com cinco pontos, mais a soma do presente dado.

311. Enquanto vigorar esta regra, os jogadores estarão livres para criarem as chamadas "propostas avulsas". Diferente das propostas tal como elas são atualmente, doravante chamadas de "propostas convencionais", as propostas avulsas podem ser feitas a qualquer instante, não importando se está no turno do jogador que a propuser, e em quantidades ilimitadas. As propostas avulsas devem ser postadas no fórum "Propostas Atuais" (o antigo fórum "Proposta Atual").

Uma proposta avulsa só é aprovada se obtiver unanimidade dos votos - todos os jogadores devem votar positivamente para que ela passe. Diferentemente das propostas convencionais, os jogadores estão livres para mudarem seus votos no decorrer da eleição. Assim que ela obtiver a unanimidade de votos, a proposta torna-se uma regra mutável. Enquanto a unanimidade não for obtida, o tópico referente à proposta permanece aberto até que a unanimidade seja obtida ou que o jogador que criou a proposta avulsa declare no tópico que deseja excluí-la.

A fim de evitar oportunistas, propostas avulsas não recebem os bônus de pontos das propostas convencionais.

Cada proposta avulsa deve receber um número de referência. Os números deverão começar em 401, e cada nova proposta avulsa da maneira correta deverá receber o próximo número inteiro, quer ela seja adotada ou não.

Ir para o topo Ir para baixo
https://aschendale.forumeiros.com
 
Constituição
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Aschendale, o último fórum amigo! :: Nomic :: Constituição e Fichas-
Ir para: